Nosso blog recebeu a visita de Francisco Soares, o Chicão , vencedor da segunda edição do Concurso Novos Poetas Maranhenses “Prêmio Gonçalves Dias”, realizado pela Livraria AMEI – Associação Maranhense de Escritores Independentes, no São Luís Shopping com apoio financeiro do deputado estadual maranhense Adriano ( PV / MA) autor do projeto de Lei que instituiu o dia estadual da poesia.


Concorreram mais de 300 poetas com 505 poesias para o concurso. Chicão, o primeiro colocado com a poesia EU PIRATA recebeu R$ 1.000,00, o segundo colocado foi Rogério Rocha, com “A Ilha que pende sobre o nada’’ recebendo R$ 500,00 e o terceiro, Antonio Calas com a poesia “ Olho” recebeu como premio uma obra de arte.


O presidente da AMEI , o português José Viegas, já a anunciou que selecionou 45 poemas, para a uma coletânea que será lançada no próximo dia 31 de outubro, o Dia Nacional da Poesia.


Sobre sua poesia, Chicão disse que se trata de uma poesia épica ficcional onde procurou retratar o comportamento humano nas atitudes de um velho pirata que depois de uma vida de pilhagem e mortes acaba enterrado numa ilha perdida e ver nascer a verdadeira finalidade da vida humana.
Chicão, que vem de uma tradicional família de poetas maranhenses revelou que depois de 40 anos inativo retomou a pena poética e venceu esse importante concurso.

A primeira vez que participou de um concurso foi no inicio dos anos 80 quando ganhou o III festival de poesia falada promovido pelo Universidade Federal do Maranhão com uma poesia denominada” Amargas Confissões de um sonho poema “ e ganhou o terceiro lugar em 1984 no IV festival com a poesia “ Ciranda Cósmica”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui