Na cidade de Americana, no Estado de São Paulo, uma escola da rede estadual de ensino obrigou um aluno, que não tinha o uniforme escolar, a usar uma camiseta da instituição com a palavra “empréstimo” nas costas.

O caso aconteceu na Escola Germano Benencase Maestro, no bairro Jardim Alvorada. A foto do aluno usando a camisa viralizou nas redes sociais, e, segundo pais e responsáveis de outros alunos, a ação praticada pela direção da escola é comum e é um estímulo ao bullying.

A mãe do aluno disse, em entrevista, que não tinha dinheiro para comprar a farda do filho e avisou a direção da escola de que aguardaria receber o Bolsa Família, para poder comprar o uniforme.

“Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança. Além de eu mandar um recado no caderno dele dizendo que eu ia comprar o uniforme no dia 20, com o Bolsa Família que eu recebo, né. E eu achei ridícula a atitude da diretora. A diretora me ligou e eu fui conversar com ela sobre o assunto e ela disse que a intenção era essa, era pra fazer a criança passar vergonha mesmo porque eles vêm com o celular de última geração pra escola e não tem R$ 30 para comprar uma camiseta. Mas acontece que há casos e casos. Ela não conhece a situação de cada família”, ressalta a mãe do aluno, Priscila de Lourdes Mobilom.

Segundo o dirigente regional de ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, o caso vai ser apurado, e a escola poderá sofrer uma punição administrativa.

“Não pode em nenhum momento estar escrito ‘empréstimo’ na camiseta ou alguma coisa do tipo que possa constranger uma criança”, afirmou Haroldo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui