Na cidade de Americana, no Estado de São Paulo, uma escola da rede estadual de ensino obrigou um aluno, que não tinha o uniforme escolar, a usar uma camiseta da instituição com a palavra “empréstimo” nas costas.
O caso aconteceu na Escola Germano Benencase Maestro, no bairro Jardim Alvorada. A foto do aluno usando a camisa viralizou nas redes sociais, e, segundo pais e responsáveis de outros alunos, a ação praticada pela direção da escola é comum e é um estímulo ao bullying.
A mãe do aluno disse, em entrevista, que não tinha dinheiro para comprar a farda do filho e avisou a direção da escola de que aguardaria receber o Bolsa Família, para poder comprar o uniforme.
“Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança. Além de eu mandar um recado no caderno dele dizendo que eu ia comprar o uniforme no dia 20, com o Bolsa Família que eu recebo, né. E eu achei ridícula a atitude da diretora. A diretora me ligou e eu fui conversar com ela sobre o assunto e ela disse que a intenção era essa, era pra fazer a criança passar vergonha mesmo porque eles vêm com o celular de última geração pra escola e não tem R$ 30 para comprar uma camiseta. Mas acontece que há casos e casos. Ela não conhece a situação de cada família”, ressalta a mãe do aluno, Priscila de Lourdes Mobilom.
Segundo o dirigente regional de ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, o caso vai ser apurado, e a escola poderá sofrer uma punição administrativa.
“Não pode em nenhum momento estar escrito ‘empréstimo’ na camiseta ou alguma coisa do tipo que possa constranger uma criança”, afirmou Haroldo.