Um navio carregado com toneladas de minério de ferro começou a afundar por causa de, ao menos, dois buracos em sua estrutura no Oceano Atlântico, próximo ao litoral do Maranhão.
A embarcação foi abastecida com minério da Vale e saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís. O destino era um comprador em Qingdao, na China.
Em nota, a Marinha disse que instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o caso.
“Foi realizada, na manhã de hoje (26), uma reunião com o Agente Marítimo, representante da Vale, Autoridade Portuária e com dois membros da empresa Ardent Global, a qual contratada pelo Armador para apresentar tão logo possível o Plano de Salvatagem desta embarcação. Um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale ao local a fim de prevenir futuras possibilidades de vazamento”, diz a nota da Marinha.
De acordo com a Capitania dos Portos, o problema na embarcação foi constatado por volta das 21h30 desta terça (25). As primeiras informações apontaram entrada de água nos compartimentos de carga, indicando possibilidade de fissura no casco.
Vazamentos
A Marinha confirmou que o navio MV Stella Banner teve dois vazamentos em sua estrutura. No entanto, não foi informado, o que teria vazado no mar, nem a quantidade.
Especialistas em meio ambiente afirmam que o vazamento pode causar um desastre à fauna marinha. A embarcação carrega 300 mil toneladas de minério da Vale.
Segundo a Capitania dos Portos, o comandante do MV Stellar precisou realizar uma manobra de encalhe após achar um banco de areia, para evitar o naufrágio
“A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente”, informou o Comando do 4º Distrito Naval da Capitania dos Portos do Maranhão.

Uma reunião com representantes da Vale, da autoridade portuária, do agente marítimo e mais dois membros da empresa Ardent Global já foi realizada.
A Vale, como operadora portuária, está atuando dando suporte e colaborando com autoridades marítimas.
O Governo do Estado também se pronunciou por meio de nota e informou que está acompanhando o caso. Confira a nota na íntegra:
“Sobre a situação de navio com problemas próximo à costa maranhense, carregando minério de ferro, o Governo do Maranhão informa que está acompanhando o caso desde a manhã de quarta-feira (26). Em se tratando de evento no mar, a competência de coordenação administrativa compete à Marinha, assim como investigações. Quanto a possíveis vazamentos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) manterá monitoramento e vigilância. O Governo do Estado está em permanente contato com a Marinha e com as empresas privadas responsáveis pelo navio.”
O navio se chama Stellar Banner e, segundo a Vale, foi construído em 2016 e é operado pela empresa sul-coreana Polaris. A VLOC, proprietária do navio, informou que todos os porões de carga estão intactos e a situação está sob controle. A empresa afirmou ainda que todas as autoridades foram acionadas de acordo com os procedimentos padrão.
