A forte chuva que caiu em todo o Maranhão causou vários estragos durante a segunda-feira (9). Depois de Imperatriz registrar alagamentos na área central, os moradores de São Luís e da Região Metropolitana passaram por vários transtornos, principalmente no início da noite, quando a chuva foi intensificada e atingiu vários bairros.

Já choveu um total de cerca de 3023 mm de chuva só neste mês, em todo o estado. A média total para março é de 422 mm, sendo 1 litro de água por metro quadrado.

O temporal que caiu na noite desta segunda-feira (9) atingiu vários bairros da capital, congestionando o trânsito em diversas avenidas, alagando pontos de grande fluxo e impedindo a volta pra casa de uma grande parcela da população, sobretudo daquela dependente do transporte público.

As vias alagadas por conta da chuva impediam o tráfego dos ônibus até os terminais, estes, por sua vez, estavam lotados de pessoas que vinham do trabalho e aguardavam o coletivo. Com o trânsito parado e sem ônibus nos terminais de integração, o jeito foi ter que ir caminhando por longo trechos às margens das avenidas da capital.

No Maiobão, em Paço do Lumiar, a chuva causou grandes estragos. Um carro foi arrastado pela enxurrada na rua que estava completamente alagada. O Centro da capital maranhense também sofreu com os alagamentos, o local em que está funcionando a Feira da Praia Grande, ficou completamente alagada.

Alerta vermelha para as chuvas

A tendência é que as chuvas continuem em todo o Maranhão durante a semana. O Instituto de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho para o acumulado de chuva no estado. Segundo o órgão, há previsão de chuva entre os dias 9 e 16 de março em boa parte do Brasil, com destaque para grandes volumes de chuva em todo o Maranhão e centro-norte do Piauí, onde os volumes de precipitação podem alcançar até 200 mm.

De acordo com o Climatempo, a possibilidade de chuva em São Luís é de 80% nesta terça-feira (10). A empresa de meteorologia informa que a capital maranhense terá períodos nublados durante todo o dia, mesmo nos momentos de sol, e a chuva pode cair a qualquer hora do dia.

Para o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), São Luís terá muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora nesta terça-feira (10).

Em estado de alerta por causa das chuvas, o Corpo de Bombeiros informou, em nota, que o aumento das chuvas no estado tem elevado o nível de diversos rios, mas nenhuma cidade maranhense decretou Situação de Emergência até agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui