A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta segunda-feira (30) que subiu para 31 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão.

De acordo com a SES, a contagem dos casos confirmados leva em consideração a primeira morte pela Covid-19 no estado, registrada no domingo (29) segundo a metodologia do Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim, os 8 novos casos estão em São Luís. São eles, 3 homens com idades entre 33 e 48 anos e 5 mulheres com faixa etária entre 27 e 60 anos. Segundo a SES, 2 pacientes estão internados em hospitais da capital maranhense e 6 estão em isolamento domiciliar.

Os outros 22 pacientes com casos confirmados seguem sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS). Todos apresentam quadro de saúde estável e estão em isolamento domiciliar.

Junto com as notícias de novos casos a cada dia, vem a informação de que pessoas com mais de 60 anos estão no grupo de risco do novo coronavírus. Em relação aos dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Saúde do Maranhão (SES), apenas 7 dos 31 casos confirmados são de pessoas acima dessa faixa etária.

De acordo com boletim divulgado pela SES, o paciente com mais idade tem 76 anos e o mais jovem é um bebê de 1 ano. Vale reforçar que, além deles, pessoas com doenças crônicas (diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração, asmáticos, doentes renais e fumantes) também compõem o grupo de risco da doença.

O secretário de Saúde Carlos Lula informou na segunda (30) que o Maranhão tem casos de transmissão comunitária pelo novo coronavírus.

A transmissão comunitária é aquela que não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram para outros estados ou países, e não tiveram contato com nenhum caso confirmado.

A secretaria informou que 222 casos seguem sob suspeita no Maranhão e outros 791 foram descartados após análises laboratoriais.

Confira a última atualização da SES sobre os casos no estado:

Primeira morte no Maranhão

O secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Lula, confirmou no último domingo (29) a primeira morte por infecção pela Covid-19 no Maranhão.

A vítima é um homem de 49 anos, de São Luís e que tinha histórico médico de hipertensão. Ele estava internado em uma unidade hospital da capital maranhense.

Centro de Testagem

O Maranhão possui 2 Centros de Testagem para casos do novo coronavírus. O primeiro, é localizado localizado na Policlínica Diamante em São Luís. O segundo também é localizado em São Luís, no Viva Beira-Mar.

Devem procurar os centros pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os laboratórios estão recebendo a coleta de material para a realização de exames para Covid-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo.

Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui