A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou que ampliou a realização de testes para o novo coronavírus (Covid-19) em São Luís para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Os locais podem ser procurados por pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19.

De acordo com a SES, os atendimentos serão realizados em tendas que foram colocadas na área externa das unidades. Caso o paciente tenha sintomas leves e um quadro de síndrome gripal, ele recebe um atestado de 14 dias e a orientação para o isolamento domiciliar.

Se os sintomas se agravarem, ele deve retornar à unidade. Em seguida, ele pode ser encaminhado para o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital da Mulher (HM) e Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA), que estão recebendo pacientes que testaram positivo para Covid-19.

Para a população no interior do estado, os hospitais regionais continuam realizando a coleta para os exames. Segundo o secretário de Saúde, Carlos Lula, a mudança foi realizada por conta do cenário atual do coronavírus no estado. Até o momento, o Maranhão tem 34 mortes e 630 casos confirmados de Covid-19.

Antes, os testes para identificar Covid-19 estavam sendo realizados somente no Centro de Testagem da Policlínica Diamante, no Centro e na Beira-Mar, que passou a atender com exclusividade, profissionais da saúde e da segurança pública do estado. Para receber atendimento, o servidor precisa levar o RG e o contracheque.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui