O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), representado pela conselheira Regional doutora Adriana Carvalho, integrante da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA, esteve presente em reunião realizada na última sexta-feira (17), na sede da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), para discussões acerca do encaminhamento de ações de combate a proliferação acelerada da Covid-19 na cidade.

Também estiveram presentes à reunião, o Secretário Municipal de Saúde de São Luís, Dr. Lula Fylho; representantes do legislativo municipal, Vereador e Presidente da Câmara Osmar Filho e os Vereadores Dr. Gutemberg, Prof. Sá Marques e Raimundo Penha, além de representantes do CRM/MA e do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão.

Na ocasião o Secretário de Saúde do Município de São Luís apresentou aos presentes o fluxo de atendimento e medidas adotadas frente ao atendimento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19 no município de São Luís.

Em sua fala, a representante do COREN/MA, Conselheira Regional Adriana Carvalho, questionou junto ao Secretário sobre as condições de trabalho dadas aos profissionais da enfermagem que trabalham nas unidades de saúde do município, uma vez que foram registradas pelo canal de ouvidoria do COREN/MA denúncias a respeito da deficiência e ausência dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual para esses profissionais.

A Conselheira Regional destacou ainda que a maioria dos profissionais de enfermagem encontra-se diretamente na linha de frente no combate e controle da covid-19, tanto na atenção primária à Saúde – APS, considerada porta de entrada para atendimento dos casos do novo coronavírus, como também na atenção especializada, referência para casos que evoluírem para agravamento da doença.

A Conselheira do COREN/MA finalizou sua participação na reunião apresentando como proposta de medidas de segurança para os profissionais de enfermagem, a necessidade de oferta imediata de teste rápido para Covid-19, capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), tanto para esses profissionais como para seus familiares e contatos mais próximos.

Foi apresentada ainda pela Conselheira a necessidade de capacitação dos profissionais de enfermagem para o manejo clínico de combate a covid-19, uma vez se tratar de uma doença nova, de fácil propagação e que requer cuidados especiais por parte dos profissionais que lidam diretamente com pacientes infectados.

Por fim, a Conselheira destacou a importância da disponibilização de EPI’s para todos os profissionais da enfermagem, sem exceção.

“Acreditamos que com essas medidas estaremos protegendo e preservando a saúde dos nossos profissionais e garantindo um atendimento seguro e tranquilo ao paciente, pois evitando que esses profissionais venham a adoecer e propagar a doença em seu ciclo de trabalho e familiar, além de contribuir na preservação da vida, contribui também para evitar um colapso no âmbito da assistência ao paciente com a covid-19”, concluiu a Conselheira Regional Adriana Carvalho.

Por sua vez, o Secretário Municipal de Saúde de São Luís, Dr. Lula Fylho, afirmou que já está providenciando para os profissionais de saúde do município a testagem para covid-19, destacando que o exame será realizado pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, o Secretário informou que estaria com dificuldade na compra apenas das máscaras cirúrgicas, mas que esta situação já está sendo resolvida nesses próximos dias e que para o mês de maio próximo, a situação estará regularizada.

Quanto às ações em capacitação e treinamento para os profissionais de enfermagem, o Secretário informou que já estariam sendo providenciadas e que nos últimos dias foram realizadas diversas capacitações para os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate e controle da Covid-19 em São Luís.

Vereadores também participaram da reunião

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui