O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) informou que as doações de sangue poderão ser agendadas durante o período de lockdown (bloqueio total) em quatro municípios da Grande Ilha de São Luís.

De acordo com o Hemomar, um transporte individual dos candidatos à doação será ofertado durante o período. Para realizar o agendamento, o interessado precisa entrar em contato por meio do número (98) 99162-3334.

Veja abaixo os critérios para a doação de sangue:

  • Estar bem de saúde;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar bem alimentado no dia da doação;
  • Não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior à doação;
  • Estar acompanhado por um responsável legal, caso tenha 16 ou 17 anos ;
  • Levar documento oficial com foto.

Lockdown na Grande Ilha de São Luís

Entrou em vigor na terça-feira (5) o lockdown (bloqueio total) dos serviços não essenciais da Grande Ilha de São Luís para conter o avanço da Covid-19 em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Este é o primeiro caso de bloqueio total no país em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

As Fiscalizações estão sendo realizadas por agentes de trânsito municipais e pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) nos quatro municípios. Os motoristas são abordados para checagem de documento que comprova a necessidade de trabalhar, conforme determinação da Justiça e publicado em decreto no domingo (3).

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui