O sétimo dia de lockdown na Região Metropolitana de São Luís foi marcado também pelo início do rodízio de veículos implementado pelo governo do Maranhão como medida de tentativa de diminuição da circulação de pessoas e do crescimento do novo coronavírus no estado.

Entretanto, apesar do confinamento obrigatório na chamada Grande Ilha (São Luís, São José, Paço do Lumiar e Raposa), vários engarrafamentos foram observados e uma série de carros com placas pares nas ruas, o que, em tese, é proibido nesta segunda-feira (11).

Placas pares circularam livremente nesta segunda

A dificuldade para percorrer os bairros da capital maranhense e fazer a matéria foi grande por conta dos longos engarrafamentos. O aglomerado de carros se dava principalmente próximos as barreiras montadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Na manhã desta segunda-feira (11) nossa equipe passou mais de uma hora em uma engarrafamento na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati. Grandes avenidas de bairros como o São Francisco, Vinhais, Cohafuma, Cohab e Cohatrac apresentaram o mesmo panorama.

Durante os congestionamentos nossa reportagem também flagrou inúmeros carros com final de placa par circulando pela cidade, o que é proibido segundo rodízio implementado pelo governo do estado.

Barreira da SMTT na Av. Marechal Castelo Branco, no São Francisco

Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) disse que “em razão das exceções, ou seja, do serviço essencial, não serão utilizados radares eletrônicos para fiscalização do rodízio de carros em São Luís. A fiscalização do cumprimento da medida se dará nas barreiras de trânsito distribuída em toda a cidade.” Ainda de acordo com a SMTT, “os radares eletrônicos seguem fiscalizando o cumprimento regular das normas de trânsito.”

“Já abordamos muitas pessoas que não conseguiram provar o motivo de estarem fora de casa. A orientação que estamos passando é para que elas voltem pra casa imediatamente” diz Luís Marques, agente da SMTT.

Apesar do grande movimento de veículos, as aglomerações fora dos carros foi considerada pequena em relação aos outros dias de lockdown.

Pouca movimentação na Caixa do São Francisco

As agências bancarias tinha movimentação leve, inclusive aquelas que tiveram registro de alta lotação nos últimos dias. As feiras que nossa equipe percorreu também tiveram circulação pequena nesta segunda-feira (11).

Feira do bairro São Francisco teve movimentação pequena

O Maranhão chegou a 399 mortes por Covid-19 e 8.144 pacientes infectados pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na noite deste domingo (10). Os casos estão espalhados em 160 municípios do estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui