Esta segunda-feira (18) é o primeiro dia após o ‘lockdown’ (bloqueio total) dos serviços não essenciais na Grande São Luís. A medida, que valeu por 13 dias, teve por finalidade conter o avanço da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na capital maranhense e nos três municípios que formam a Região Metropolitana (Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar).
A partir desta segunda-feira, entram em vigor as regras que haviam sido impostas no último decreto do governo do Maranhão, divulgadas antes do início da medida.
Entre as principais mudanças, está a suspensão da declaração de autorização de trânsito para funcionários de serviços essenciais e o rodízio de veículos.
Bairros e avenidas de São Luís foram percorridos nesta segunda-feira (18) e foi constatado que a movimentação de veículos e pessoas aumentou na cidade neste primeiro dia após o ‘lockdown’.
Confira alguns registros do primeiro dia após o fim do ‘lockdown’:




Coronavírus no Maranhão
Segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos 13.238 infectados pelo novo coronavírus, 2881 pessoas estão curadas no Maranhão. A informação foi divulgada na noite deste domingo (17) por meio de boletim epidemiológico, que mostra também que 576 morreram pela Covid-19 no estado.
A doença infectou pessoas em 171 municípios do estado e a maioria está em tratamento por meio do isolamento domiciliar. São 5723 pessoas nesta condição. Nos hospitais públicos e privados, 741 pessoas estão em enfermarias e 338 estão em leitos de UTI.
O Maranhão tem ainda 3280 casos suspeitos da doença e 12.149 já foram descartados.
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
