Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o maranhão chegou a 60.592 casos confirmados de Covid-19, com 1.499 óbitos pela doença e 35.466 pessoas curadas. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (15). Mas até agora os dados no site não foram atualizados.

Nas últimas 24h, foram confirmados 742 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, sendo 81 na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 33 em Imperatriz e 628 em outros municípios.

O boletim apresenta ainda 32 mortes confirmadas nas últimas 24h em Satubinha, João Lisboa, Davinópolis, Lago da Pedra (2), Amarante do Maranhão (2), Zé Doca (3), Imperatriz (3), Pedreiras (6) e São Luís (13).

No boletim, a SES disse também que excluiu 21 casos por duplicidade em registros de municípios do interior.

“Na revisão de dados, um caso de São Mateus do Maranhão; um caso de São Raimundo das Mangabeiras; um caso de Paulo Ramos; um caso de Vila Nova dos Martírios; um caso de Icatu; um caso de Cachoeira Grande; um caso de Açailândia; um caso de Anajatuba; um caso de Santa Quitéria do Maranhão; dois casos de Apicum-Açu; três casos de Alto Alegre do Maranhão; três casos de Aldeias Altas; e quatro casos de São João do Sóter foram excluídos por duplicidade. Por motivo de mudança de domicílio do paciente, um caso de Açailândia foi remanejado para João Lisboa”, diz no boletim.

O novo coronavírus já atingiu 213 dos 217 municipios em todo os estado.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui