Algumas unidades de saúde e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de algumas unidades de saúde em São Luís, não serão mais exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus e serão redimensionados para a rede estadual em geral.

A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, através do secretário Carlos Lula, durante entrevista coletiva na manhã de hoje.

O secretário informou ainda que o boletim epidemiológico que será divulgado nesta quinta, já irá apresentar a diminuição dos leitos de UTI.

”Como podem ter notado, a gente tem uma ocupação hoje pequena em relação ao leitos de enfermaria. O boletim de hoje (quinta) , já irá apresentar a exclusão de alguns leitos de UTI em algumas unidades, porque esses leitos não serão mais exclusivos para Covid-19 e passam a ser leitos da nossa rede de um modo geral”, afirmou o secretário.

As unidades que se enquadram nesta nova mudança são, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (leitos de UTI e enfermaria); Hospital Carlos Macieira (diminuição dos leitos exclusivos para Covid-19), bem como sua retaguarda que fica no Hospital Nina Rodrigues e Hospital Real (leitos de UTI serão redimensionados para outros locais) e será devolvido aos seus donos.

Volta das cirurgias eletivas

O secretário anunciou ainda o retorno do atendimento ambulatorial nas policlínicas e retorno de cirurgias eletivas que começarão a ser feitas a partir desta segunda-feira (22).

A SES informou ainda que as policlínicas do Diamante e Vila Luizão, Hospital Carlos Macieira, Nina Rodrigues, Centro de Apoio Ninar, Juvêncio Matos, Hospital de Câncer do Maranhão e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia serão reabertas.

Ainda segundo o secretário, os exames laboratoriais já iniciaram e os atendimentosestão sendo feitos inicialmente para aqueles que já tinham realizado o agendamento. Todos os pacientes deverão passar por testes de Covid-19 antes de qualquer procedimento.

O secretário informou ainda que o Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, em São Luís, vai ser transformado em um hospital de doenças tropicais após a pandemia do novo coronavírus.

Coronavírus no Maranhão

Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (17), pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), foram registrados nas últimas 24h, 33 novos óbitos e 2.014 casos de Covid-19. O interior do estado teve o maior número de novos infectados, registrando 1.727 pessoas, Imperatriz teve 109 e São Luís atingiu 188 novos casos.

Ao todo, o Maranhão possui 64.735 casos confirmados de coronavírus. Desses, 23.779 são casos ativos, estando 22.704 em isolamento domiciliar, 672 em internação clínica e 403 em leitos de UTI.

O boletim divulgou também que já são 39.386 pessoas curadas. O estado soma 121.056 testes realizados.

O Portal da Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua não atualizando os dados em tempo real, mas as redes sociais do Governo seguem divulgados os boletins diários atualizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui