O Maranhão chegou a 83.256 casos confirmados de Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Por meio de boletim epidemiológico, a SES disse que o estado registrou mais 2.805 casos novos nas últimas 24h, sendo que menos de 100 destes casos novos foram na Ilha de São Luís. O estado tem 2.081 mortos e 63.156 curados da doença.
Nas últimas 24h, o Maranhão registrou 33 mortes pela Covid-19 e mais 2.063 pessoas receberam alta médica.
Dos casos novos, 99 foram na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 81 foram em Imperatriz e 2.625 foram nos outros municípios.
Três municípios chamaram atenção no boletim desta quarta-feira por conta do número de casos novos:
Caxias teve mais 677 registros, Pinheiro apareceu com 321 casos novos e São Bento com 299.
São Luís continua como o municípios com mais ocorrências no estado. Neste boletim foram mais 99 registros o que faz com que a capital tenha 13.144 casos e 834 mortes pela doença.
As mortes confirmadas no boletim contam nos municípios de Afonso Cunha, Arari, Barra do Corda, Buritirana, Paço do Lumiar, Santa Quitéria, São Benedito do Rio Preto, Viana, Zé Doca, Água Doce do Maranhão (2), Bom Jardim (2), Magalhães de Almeida (2), Sítio Novo (2), Imperatriz (3), Chapadinha (4) e São Luís (9).
Confira o boletim completo divulgado pela SES (clique).
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
