O Maranhão tem 106.906 pessoas doentes da Covid-19, como aponta o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na noite desta segunda-feira (20).

O estado teve mais 581 casos confirmados nas últimas 24 horas. O boletim diz ainda que são 2.740 mortos e 91.442 curados do novo coronavírus.

A SES informou que foram contabilizadas 32 mortes em 20 municípios. Dos novos casos, 109 estão localizados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), 6 em Imperatriz e 466 nas demais regiões do estado.

Ao todo, 12.724 pacientes com Covid-19 estão ativos no estado, sendo que 12.111 cumprem isolamento domiciliar, 353 estão internados em enfermarias e 260 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Até o momento, 5.787 casos seguem sob suspeita no Maranhão. A secretaria afirma que desde o início da pandemia, 232.291 testes para Covid-19 já foram realizados no estado e 122.736 foram descartados.

Confira o último boletim divulgado pela SES (clique aqui)

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui