Uma aglomeração de pessoas foi registrada durante a tarde e parte da noite desse domingo (26) na região da península da praia da Ponta d’Areia em São Luís. O local, localizado na área nobre da capital maranhense, é um dos mais frequentados por banhistas e turistas.
Nas imagens, é possível observar inúmeros grupos de pessoas aglomerados, em uma roda de samba e pagode em parte da faixa de areia. A maioria das pessoas são jovens e não usam máscara.
Em outro vídeo, outro grupo é flagrado sequer usando máscara e desrespeitando o distanciamento social, cantando e dançando. A festa regada a muita música e aglomeração seguiu até parte da noite.
As imagens que mostram o desrespeito das medidas de distanciamento social, impostas por conta da pandemia de Covid-19, foram flagradas no mesmo dia em que o Maranhão ultrapassou a marca de 2,9 mil mortes pela doença e chegou a 113.891 infectados.
Interdição
Após os flagrantes, uma equipe da Vigilância Sanitária do Maranhão e de São Luís esteve no local, na manhã desta segunda-feira (27), e realizou a interdição de um estabelecimento que descumpriu as medidas sanitárias, impostas pela Portaria nº 42, do governo do Estado.
O estabelecimento em questão é o “Posto A” na Península, considerado o novo point de São Luís. Fiscais da Vigilância Sanitária, Blitz Urbana e Polícia Militar amanheceram no local para autuar os responsáveis do posto, também principais responsáveis de terem promovido a aglomeração no domingo (26).
A operação foi acompanhada por proprietários do Champs Mall, que concordaram com a ação dos órgãos competentes. De acordo com informações repassadas, o Posto A foi interditado até que o estabelecimento venha ter um regularização de sua atividade comercial.
Outro ponto comercial na região, o Bangalô Kanga não foi alvo da operação da Vigilância Sanitária, Blitz Urbana e da Polícia Militar.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os órgãos de fiscalização continuam orientando donos de bares, restaurantes e similares sobre os protocolos que são necessários para a abertura dos estabelecimentos durante a pandemia.

O Maranhão chegou a 113.891 casos confirmados da Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado neste domingo (26). A SES afirma também que o estado tem 2.923 mortes e 101.639 curados da doença.
Sobre as mortes, foram mais 25 confirmadas em 14 municípios. Dos novos casos, 87 estão localizados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), 4 em Imperatriz e 237 foram nas demais regiões.
Ao todo, o estado tem 9.329 pacientes em tratamento, sendo que 8.704 cumprem isolamento domiciliar, 370 estão internados em enfermarias e 255 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Ficar em casa
Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
