Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (26), o Maranhão registrou 1.755 casos novos de coronavírus. É o maior números de novos casos registrados pela Secretária de Estado da Saúde (SES) nos últimos 7 dias.

O boletim revela que o interior do estado é onde está o maior número de novos casos registrados com 1.613, a ilha de São Luís registrou 105 e Imperatriz 37.

No total, o estado já contabiliza 147.676 casos confirmados. Desses, 8.433 estão ativos – 7.967 estão em isolamento social, 283 internados em enfermaria e 183 em leitos de UTI.

O estado já realizou 325.650 testes, 175.294 casos foram descartados e hoje (26), o número de casos suspeitos é 5.077.

Também segundo o boletim, o Maranhão registrou 13 novos óbitos pela doença, o estado já soma 3.390 mortes por covid-19.

Os óbitos notificados aconteceram nas seguintes cidades: Buriti Bravo (1), São João dos Patos (1), Arari (1), Porto Franco (1), Itaipava do Grajaú (1), Caxias (1), Codó (2), São Luís (2) e Matões (3).

Dos novos óbitos registrados no estado, nenhum aconteceu nas últimas 24h. Todos são de dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam o resultado do exame laboratorial para Covid-19.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados              

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui