O serviço será realizado até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís.

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira (21), o serviço drive-thru de testagem para a Covid 19, em São Luís, passou a ser oferecido também para esse público.

O serviço será realizado até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís.

Para a realização do teste, a pessoa com deficiência precisa apresentar documento de identificação e laudo médico, responder o questionário sobre dados pessoais e os sintomas presentes.

Após sair o resultado dos testes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os casos ativos e sintomáticos são direcionados para os serviços de saúde para acompanhamento do quadro e para diminuir o risco de agravamento da doença.

Até semana passada, apenas idosos e gestantes estavam inclusos no processo de testagem.

Sistema drive-thru

O sistema drive-thru é quando as pessoas não precisam sair do carro para serem testadas. Para ter acesso ao serviço, os deficientes deverão apresentar o laudo médico e um documento oficial com foto.

Já os idosos e gestantes devem apresentar um documento de identificação, sendo que as gestantes também devem apresentar o cartão gestante.

De acordo com a SES, em menos de uma semana de atendimentos, o serviço de testagem pelo drive-thru já realizou 4.224 testes. Do total contabilizado até quinta-feira (17), 84% tiveram o resultado negativo para a Covid-19. Apenas 2,7% dos resultados foram positivos para a doença.

Dos testes, 16% deles tiveram o resultado positivo, sendo 13,3% para IgG (que são quando as pessoas já tiveram a doença, mas não transmitem mais). Após o resultado, segundo a SES, os casos ativos e sintomáticos são encaminhados para os serviços de saúde para acompanhamento do quadro e para minimizar o risco de agravamento da doença.

Coronavírus no Maranhão

Nas últimas 24 horas, o Maranhão registrou 291 novos casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O boletim, divulgado nesta segunda-feira (21), mostra que o estado chegou a 167.948 casos confirmados e 3.664 mortes pela doença.

O número de recuperados também subiu no estado, chegando a 158.492. A secretaria afirma que 241 pessoas receberam alta médica no Maranhão, nas últimas 24 horas.

Dos novos casos registrados nesta segunda, 110 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 20 em Imperatriz e 161 nos demais municípios do estado. O Maranhão possui 4.728 casos sob suspeita.

Clique aqui para conferir o último boletim completo divulgado pela SES

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados              

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui