Na última segunda-feira (2), moradores do povoado Maria Ferreira, localizado na zona rural do município de Santa Luzia, a 294 km de distância de São Luís ficaram surpresos com uma chuva de granizo na cidade.

De acordo com informações, os moradores do município começaram a estranhar o barulho da chuva no telhado e foram ver o que era, foi quando perceberam que se tratava de uma chuva de granizo.

Na região, conhecida como Vale do Pindaré, já ocorreram outras chuvas de granizo na década de 90. Na época, o fenômeno ocorreu na zona rural de Santa Inês.

Entenda o fenômeno

Quando as gotas de água evaporam dos mares, rios e da superfície terrestre, chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Após isso, o vapor de água torna-se mais pesado que a nuvem podem aguentar e cai em forma de pedra de gelo, ou seja, granizo.

Chuvas de granizo são previstas para os próximos meses

De acordo com o Núcleo Geoambiental (NUGEO), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o período chuvoso no estado iniciará só em dezembro. Além disso, não foi descartada a possibilidade de ocorrer outras chuvas de granizo no Maranhão durante os próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui