Segundo a federação, a data é a quarta melhor do ano para as vendas sazonais no comércio varejista na capital maranhense, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e das Crianças.

 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) aponta um crescimento de 31,1% nas vendas para o Dia dos Pais em São Luís, quando comparado com o ano passado. A data é a quarta melhor do ano para as vendas sazonais no comércio varejista na capital maranhense, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e das Crianças.

O levantamento feito mostrou que houve um aumento no nível de confiança das famílias de consumo para o período em relação a 2020. No ano passado, o índice era de 47,8 pontos, sendo considerado mais baixo da série histórica. Neste ano, o índice subiu para 62,7 pontos.

De acordo com a Fecomércio, o crescimento pode ser explicado pela desaceleração da pandemia de Covid-19, da flexibilização das medidas sanitárias na capital maranhense, com o fim das restrições de horário de funcionamento das lojas e, ao devido ao avanço da vacinação em São Luís.

Com isso, o horário de funcionamento das lojas foi normalizado e o fluxo de consumidores nos principais polos de varejo reestabelecido, principalmente nos shoppings e na Rua Grande, em São Luís. A federação afirma que o aumento das vendas por meio do atendimento on-line também contribuiu para o aumento na perspectiva de vendas.

A pesquisa aponta, que entre os produtos mais procurados para presentear os pais, estão artigos de vestuário, calçados e itens de perfumaria. Os setores deverão movimentar 40% do faturamento total com a data comemorativa.

No acumulado do ano, os setores de vestuário e calçados acumulam já 305 vagas eliminadas e o perfumaria e cosméticos criou apenas 52 postos de trabalho com carteira assinada. Para a federação, os resultados vão ser importantes para impulsionar a retomada dos segmentos, preparar os setores para o período natalino e recuperar os empregos perdidos devido a pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui