Adolescentes precisam estar cadastrados na plataforma Vacina São Luís e estarem acompanhados dos pais ou responsáveis.

Nesta quarta-feira (4), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com 13 anos na capital maranhense.
As doses serão aplicadas nesta quinta-feira (5), em oito pontos de vacinação da prefeitura.
Só poderão se vacinar os adolescentes que moram na capital maranhense e estão cadastrados na plataforma Vacina São Luís.
O cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos se vacinarem contra a Covid-19 já está disponível, desde o dia 11 de julho, em São Luís.
Pontos de vacinação contra a Covid-19, que funcionam das 8h às 18h e estarão disponíveis para a imunização dos adolescentes:
- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae;
- Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);
- Drive-thru – UEMA;
- Centro de Vacinação da UEMA;
- Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa);
- Centro Municipal de Vacinação – UFMA;
- Drive-thru – UFMA;
- Centro de Vacinação do IFMA Maracanã.
1ª capital a vacinar adolescentes
Cerca de duas semanas após o início da imunização, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado em que afirma que o Plano Nacional de Imunização (PNI) ainda não autorizou a vacinação de menores e quem não segue o PNI está “sob pena de responsabilização futura”.
A Prefeitura de São Luís disse que a aplicação de doses em pessoas menores de 18 anos obedece à autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que incluiu na bula a indicação da vacina Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos.
A Prefeitura ressaltou, ainda, que a vacinação de adolescentes ocorre simultaneamente às chamadas para vacinação de maiores de 18 anos.